sexta-feira, 31 de julho de 2009

Teorias da conspiração

Existem 2 tipos de pessoas. Os maluquinhos que acreditam nas teorias da conspiração quer elas existam ou não e os parvinhos que acham que os primeiros são maluquinhos por acreditarem nas teorias da conspiração. É evidente que quando olhamos para a História vemos que esta está cheia de conspirações. Não existe nenhum momento da História Universal onde não se encontrem conspirações.

As conspirações têm um problema: é muito difícil prová-las. E se decidirmos acreditar nelas só porque somos maluquinhos rapidamente começamos a acreditar em todo o tipo de disparates. Mas gostar de teorias da conspiração tem vários aspectos positivos: (a) obriga a pessoa a informar-se sobre um determinado assunto, (2) algumas vezes até acerta e (c) por vezes torna-se fácil destruir a versão oficial.

Veja-se o exemplo do assassinato de Kennedy e a teoria da bala mágica. Oficialmente Kennedy foi morto por Lee Harvey Oswald. Ao início a teoria oficial era a teoria da bala mágica. A bala foi disparada bateu no carro, foi bater no passeio, voltou ao carro, matou Kennedy e ainda acertou no passageiro da frente. No dia a seguir a estas periplécias todas foi encontrada intacta na cama de hospital do passageiro da frente. Actualmente esta teoria está fora do ringue e a teoria vigente é a teoria dos 3 tiros.

Mas durante imenso tempo quem contestasse esta teoria era maluquinho. Alguns de nós ainda gostam da bela fantasia da honestidade governamental. Os nossos governos não nos mentem. Mas qualquer pessoa com o mínimo de bom senso poderia ver que esta teoria é uma falsidade completa. A teoria dos 3 tiros disparados por Oswald também não combina com outros factos da história. Para começar não combina com o ângulo de entrada da bala na cabeça de Kennedy (a bala veio da direcção oposta à localização de Oswald) e por outro torna-se difícil explicar como um atirador muito fraco com Oswald conseguiu o que alguns dos melhores atiradores do exército nunca conseguiram (disparar 3 tiros com aquela arma no espaço de tempo definido oficialmente ou «acertar em Kennedy quando na altura do impacto já tinha a árvore à frente, são 2 exemplos bons). Mas enfim não vamos ser maluquinhos e vamos acatar ordeiramente as mentiras que nos contam sobre o assassinato de Kennedy.

Outro bom exemplo é o incidente internacional que se deu na guerra dos Balcãs com o bombardeamento da embaixada chinesa (como se a guerra já não fosse um incidente suficientemente grave). Na altura os EUA apresentaram as suas mais sinceras desculpas e a China organizou uma manifestação controlada frente à embaixada norte-americana em Beijing. O mundo tremeu com um possível impacto internacional deste erro. Os EUA apresentaram 2 versões para o sucedido: (a) os mapas da CIA não estavam actualizados e bombardearam a embaixada por engano e (b) não queriam bombardear a embaixada mas o mau tempo provocou um curto-circuito no sistema eléctrico do míssil (algo deste género) e ele foi explodir contra a embaixada. Nem o facto de, curiosamente, a embaixada se apresentar quase vazia levantou suspeitas.

Qualquer pessoa repara que estas 2 desculpas se incompatibilizam. Na primeira queria-se bombardear aquele local e na segunda justificação já não se queria. Os culpados dos EUA são sempre 2. Ou é a CIA ou uma mistura de mau tempo e má tecnologia. Como todos sabemos a CIA é uma porcaria de serviço secreto e a tecnologia dos EUA é bastante atrasada em relação ao resto do mundo. Se alguém defendesse que aquele bombardeamento tivesse sido propositado seria rotulado de maluquinho. Na realidade sabemos hoje que foi propositado e combinado com a China. Os EUA descobriram que a China permitia aos militares de maior patente do exército jugoslavo delinearem a sua estratégia de batalha na embaixada. Assim permitiram à China salvar a face naquele conflito. Quando as bombas caíram mataram os oficiais e a guerra ficou mais fácil. O embaixador chinês e altas patentes foram avisadas para irem dar uma volta. E ficou tudo entre irmãos.

Pearl Harbor, Oklahoma e o incidente com o submarino Kursk são outras teorias da conspiração (daquelas a que dou mais importância). Mas a minha favorita é sobre os atentados do 11 de Setembro. A forma como as pessoas enguliram a versão oficial dos acontecimentos é um hino monumental à estupidez humana. Senão vejamos só alguns factos mais aberrantes e que parece não incomodam ninguém:

1 – um avião com mais de 30 metros de largura e 12 metros de altura deixou um buraco na parede de 5 por 5 metros aproximadamente. Curiosamente as janelas que se encontravam a 2 metros do local de impacto mantiveram-se intactas.

2 – pilotos amadores conduziram um avião a mais de 800 km hora a quase 1 metro do chão. Quanto a isto só tenho a dizer… FODA-SE.

3 – após o avião ser engulido pelo pentágono e este ter incendiado a mais de 3000º Centígrados os perto de 20000 litros de gasolina saíram do depósito andaram pelo meio do incêndio e ficaram numa fossa no meio do incêndio. Agora tem explicado a razão pela qual o fumo é cinzento. Os 3000º explicam a razão pela qual nas fotos nãohá restos de nenhum avião. Ele incinerou-se a 3000º. Curiosamente identificaram as testemunhas pelas impressões digitais. 6 meses depois o FBI disse ter o avião já quase todo reconstituído num hangar secreto.

4 – os únicos 2 aviões da história da aviação que caíram e nunca se encontrou a caixa negra caíram no dia 11 Setembro.

5 – todas as testemunhas viram um avião pequeno tipo jacto ou algo semelhante a um míssil. Mas como as testemunhas são americanas, são estúpidas. Logo foi um avião comercial.

6 – o avião no pentágono foi o único avião a cair em solo, em toda a história da aviação mundial e a não deixar rasto nenhum da sua queda. Não há uma única foto do incidente que mostre partes do avião ou o que quer que seja.

7 – a imagem de impacto do “avião-míssil” no pentágono é vermelha o que indica uma detonação. Os aviões não detonam, deflagram. Foi o que observámos nas torres gémeas. Em vez de um bola vermelha dirigida para cima observamos uma bola de fogo amarela dirigida para a frente.

8 – ainda ninguém conseguiu explicar muito bem como as torres gémeas caíram. Na realidade os melhores executivos das empresas que desafiaram essa teoria e disseram que ela era impossível foram despedidos. Então temos uma ciscunstância peculiar: ninguém consegue explicar como isso aconteceu mas ninguém a desafia.

Como já devem ter percebido eu sou um dos maluquinhos. Portanto se me quiserem tratar expliquem-me como é possível que nos EUA um atentado consiga violar as leis da física ou da química. É que nos nossos dias já nem Deus consegue fazer isso.

2 comentários:

  1. 2009-10-06 00:58:04
    E por falar em teorias da conspiração,achei que iriam falar do fim do mundo em 2012.Ahn não,era pra ser uma profecia,não é?Bem,se o mundo não acabar eles adiam o fim do mundo de novo.Simples.

    ResponderEliminar
  2. 2009-10-07 17:45:31
    sinceramente hoelish. Nem sabes fazer a diferença entre uam teoria da conspiração e uma profecia... onde é que anda essa religiosidade. lololololol

    ResponderEliminar